Crédito Auto

Faça uma Simulação do seu Crédito Auto e veja quanto pode poupar!


Experimente a Calculadora de Financiamento da Tabela FIPE Brasil

Crédito Auto

Faça uma Simulação do seu Crédito Auto e veja quanto pode poupar!


Experimente a Calculadora de Financiamento da Tabela FIPE Brasil



Arrendamento Mercantil (Leasing)

O Leasing é muitas vezes ofertado, de forma indevida, pelas empresas, como um tipo de financiamento mas, de fato, o leasing tem suas características próprias, e é necessário ter atenção ao contrato de leasing que é ofertado pelas empresas.


Leasing

O Leasing é um instrumento financeiro que é usado principalmente entre empresas para o aluguer de equipamentos e, na maior parte das vezes, não é o mais vantajoso para o consumidor final.

Veja com atenção as informações que trazemos aqui e leia todos os contratos com muita atenção.

Leia sempre o contrato com atenção exigindo do fornecedor esclarecimentos sobre:

  • o valor total do contrato ou o custo efetivo total;
  • o tempo de duração do contrato, pois o prazo mínimo é de dois anos;
  • o valor das prestações e o custo embutido;
  • os encargos financeiros e outras implicações se houver atraso nas prestações. Havendo o atraso a empresa (fornecedor) poderá pegar o carro de volta do carro por meio de um ação judicial de reintegração de posse;
  • a possibilidade de devolução do bem em caso de desistência ou no final do contrato;

Verifique também, no caso de rescisão contratual, se existe alguma penalidade para a devolução de bem.Saiba que o leasing é um tipo de operação onde o consumidor aluga um bem, neste caso, um automóvel, podendo escolher no fi nal do contrato se vai comprá-lo ou não. Enquanto isso não ocorre, o carro não é do consumidor. No leasing, o consumidor paga o valor do “aluguel” e o “VRG” (valor residual garantido). Esse valor (VRG) irá garantir que o arrendador (empresa que alugou) possa receber, ao fi nal do contrato, o valor mínimo do bem negociado, no caso do arrendatário (consumidor que alugou) não optar por fi car com o veículo ou não dar continuidade ao contrato. O valor de VRG poderá ser antecipado, ou dividido em parcelas, ou até pago posteriormente, no término da contratação.

Outro dado importante a ser observado no contrato é o seguro. Não há a obrigatoriedade de fazer o seguro com a mesma empresa que vendeu o veículo. São duas contratações diferentes. Você poderá contratar este seguro, que tem o objetivo de cobrir o valor do bem no caso de sinistro (furto, roubo ou colisão), com outra empresa.

Veja os nossos artigos sobre a compra de carros, documentação, reclamações e formas de financiamento:


Fontes da Informação:

“Fundação Procon – Diretoria de Estudos e Pesquisas

Rua Barra Funda, 930, 4º andar – Barra Funda – CEP 01152 - São Paulo/SP”

Pesquisa rápida FIPE

Tabela FIPE referência Setembro de 2020