Arrendamento Mercantil (Leasing)




O Leasing é ofertado, de forma indevida, pelas empresas, como um tipo de financiamento mas, de fato, o leasing tem suas características próprias, e é necessário ter atenção ao contrato de leasing que é ofertado pelas empresas.

Leia sempre o contrato com atenção exigindo do fornecedor esclarecimentos sobre:



  • o valor total do contrato ou o custo efetivo total;

  • o tempo de duração do contrato, pois o prazo mínimo é de dois anos;

  • o valor das prestações e o custo embutido;

  • os encargos financeiros e outras implicações se houver atraso nas prestações. Havendo o atraso a empresa (fornecedor) poderá pegar o carro de volta do carro por meio de um ação judicial de reintegração de posse;

  • a possibilidade de devolução do bem em caso de desistência ou no final do contrato;


Verifique também, no caso de rescisão contratual, se existe alguma penalidade para a devolução de bem. Saiba que o leasing é um tipo de operação onde o consumidor “aluga” um bem, neste caso, um automóvel, podendo escolher no fi nal do contrato se vai comprá-lo ou não. Enquanto isso não ocorre, o carro não é do consumidor. No leasing, o consumidor paga o valor do “aluguel” e o “VRG” (valor residual garantido). Esse valor (VRG) irá garantir que o arrendador (empresa que alugou) possa receber, ao fi nal do contrato, o valor mínimo do bem negociado, no caso do arrendatário (consumidor que alugou) não optar por fi car com o veículo ou não dar continuidade ao contrato. O valor de VRG poderá ser antecipado, ou dividido em parcelas, ou até pago posteriormente, no término da contratação.

Outro dado importante a ser observado no contrato é o seguro. Não há a obrigatoriedade de fazer o seguro com a mesma empresa que vendeu o veículo. São duas contratações diferentes. Você poderá contratar este seguro, que tem o objetivo de cobrir o valor do bem no caso de sinistro (furto, roubo ou colisão), com outra empresa.


Veja os nossos artigos sobre a compra de carros, documentação, reclamações e formas de financiamento:






Fontes da Informação:

“Fundação Procon – Diretoria de Estudos e Pesquisas

Rua Barra Funda, 930, 4º andar – Barra Funda – CEP 01152 - São Paulo/SP”





A seguinte informação é disponibilizada pela FIPE e informa qual o objetivo e a forma como a Tabela Fipe é calculada. Para maiores informações consulte o site da FIPE.

1. A Tabela Fipe indica valores e preços médios de transações de veículos no mercado brasileiro. Serve apenas como parâmetro de avaliações e indicador de negociações. Os preços de transações de veículos podem variam devido a vários fatores, como a região da venda, o estado de conservação do veículo, acessórios, cor, quilometros rodados, ou outros fatores.
2. O ano do veículo indicado na tabela diz respeito ao ano do modelo. Não são considerados os valores de veículos transacionados para uso profissional ou para uso especial.
3. Os valores são indicados sempre em R$ (reais) e dizem respeito ao mês e ano de referência.
4. Os valores e preços aqui indicados podem também servir de base ao cálculo do IPVA.


Este website Tabela FIPE Brasil é independente e não tem qualquer relação com a FIPE

Valores de 5996 modelos de carros, 1488 modelos de motos, 1502 modelos de caminhões à venda no Brasil com base na Tabela FIPE de Julho 2020

Contate TabelaFIPEBrasil

Veja a nossa página do Facebook

Política de Privacidade

© 2020 Tabela Fipe