Notícias FIPE

Pesquise Placa

Crédito Auto

Faça uma Simulação do seu Crédito Auto e veja quanto pode poupar!

Tabela FIPE carros

Marcas mais procuradas


Perguntas Frequentes

Existem algumas dúvidas e perguntas frequentes sobre a Tabela FIPE e que juntamos aqui para esclarecimento.

O que é a Tabela FIPE?

A tabela FIPE é a referência nacional de preços de veículos novos ou usados à venda no Brasil. Esta referência é atualizada todos os meses e ajuda os brasileiros para saber qual o preço justo na hora de comprar ou vender um carro, moto ou caminhão.

Qual o objetivo da Tabela FIPE?

A tabela FIPE foi criada em 1988 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) com o objetivo de definir um valor médio da preço das transações de vendas de veículos no Brasil.

Quando é que a tabela FIPE é atualizada?

A tabela é atualizada todos os meses com os valores médios coletados no mês anterior. Normalmente, nos primeiros 2 dias de cada mês, os valores estão disponíveis em www.tabelafipebrasil.com. A última tabela FIPE disponível é de Junho de 2022.

Como é calculada a Tabela FIPE?

Os valores apresentados na tabela FIPE são o valor médio de todas as transações realizadas em um mês para um determinado modelo de veículo. Em cada transação de venda de veículos, é registrado o valor dessa transação para um determinado tipo de veículo.

Como procurar um carro na Tabela FIPE?

Para procurar um carro na tabela, basta acessar a tabela FIPE carros, escolher a marca, o modelo e o ano de fabrico. Logo de seguida o valor do carro será apresentado, bem como os valores dos meses anteriores e a taxa de valorização e desvalorização.

O que é o código FIPE?

Cada modelo de carro, moto ou caminhão tem um código próprio definido pela FIPE. É com base neste código que é possível agrupar todas as transações de venda de veículos no Brasil.

O valor FIPE é igual para todo o País?

A FIPE coleta valores de transações de veículos em todo o país e divulga a média de preços nacional. O valor apresentado na Tabela FIPE é a média nacional e não considera as diferenças de valores que pode haver entre estados.

Porque há carros à venda mais baratos ou mais caros que a Tabela FIPE?

O valor FIPE é a média das vendas no país. Isso significa que pode haver casos em que alguns carros estão em melhor estado de conservação, têm menos km rodados ou têm mais opcionais e isso não é considerado como mais valia na tabela. A tabela é uma referência média das vendas no mês.

Onde é usada a tabela FIPE?

A tabela FIPE é usada em várias ocasiões, como por exemplo:

  • Valor de referência para leilões
  • Valor venal para cálculo do IPVA
  • Valor para heranças
  • Valor para disputas judiciais
  • Valor para indenização de seguros