Notícias FIPE

Pesquise Placa

FIPE por FIPE

Crédito Auto

Faça uma Simulação do seu Crédito Auto e veja quanto pode poupar!

Tabela FIPE carros

Marcas mais procuradas



Carros a gasolina vão acabar?

Com a preocupação ambiental, os veículos a combustão vão mesmo acabar?

Nos últimos tempos temos assistido a vários fenômenos naturais de chuvas intensas, calor extremo, frio extremo, incêndios e outras que são normalmente atribuidas à ação da Homem e da poluição. Existem muitos milhões de veículos no planeta que circulam com motores de combustão queimando gasolina ou gasoleo e emitindo particulas de poluição. Um carro a gasolina não é muito poluente, mas o problema é que existem dezenas de milhões de carros a circular todos os dias e o seu conjunto é extremamente poluente.

Quais as alternativas?

Há já algum tempo que os grandes fabricantes de carros, motos e caminhões começaram a desenvolver motores alternativos para combater o problema da poluição provocada pelos motores a combustão. Foi assim que surgiram carros com motores elétricos, híbridos (motor a gasolina ou gasóleo e um ou mais motores elétricos) ou mesmo a hidrogénio.

Algumas montadoras como a Tesla apenas produzem carros elétricos, enquanto outras montadoras produzem carros a combustão, plugin ou elétricos. Até há pouco tempo os carros elétricos eram diferentes dos demais mas as montadoras estão a produzir cada vez mais modelos elétricos ou a incluir motores elétricos em carros que também vendem com motores a combustão. Por exemplo a Mercedes-Benz pode disponibilizar o mesmo modelo de carro com motor a Gasolina, a gasóleo (não permitido no Brasil), Híbrido Plug In Gasolina/Elétrico ou Híbrido Plug In Gasóleo/Elétrico. Na Europa a Peugeot vende o novo Peugeot 208 com opção de motor Elétrico, Gasolina ou Gasóleo. Assim o comprador pode escolher o modelo de carro e o tipo de motor.

O que se passa na Europa

A Europa é talvez o continente do mundo com mais fabricantes de carros e recentemente a União Europeia propôs que a partir de 2035 seja proibida a venda de carros novos a combustíveis e que a partir de 2030 deixe de haver desconto no imposto de carros híbridos. Esta proposta vai criar uma revolução no mercado automóvel da europa e do mundo já que muitas das pricipais marcas de carros são Europeias, como por exemplo:

  • Peugeot
  • Citroen
  • Renault
  • Opel (no Brasil vendida com a marca Chevrolet)
  • Audi
  • BMW
  • Mercedes-Benz
  • Porsche
  • Seat
  • Fiat
  • Ferrari
  • Lamborghini
  • Bugatti
  • Volvo
  • Volkswagen
  • Alfa Romeo

Estas marcas terão de começar a desenvolver novos carros a pensar nos motores elétricos, o que fará com que a oferta de carros novos e modernos fique limitada a carros elétricos ou a hidrogénio. As montadoras deixarão de investir em novos motores a combustão e deixarão de produzir os motores existentes para otimizar a sua produção.

Estas decisões terão um efeito no resto do mundo.

O mundo estará preparado?

O mundo ainda não está preparado para esta revolução, por isso o prazo na europa ser em 2035. No entanto essa data está quase aí e os países terão de se preparar. Vale lembrar que esta limitação é para carros novos e que os carros usados continuarão a circular, mas é esperado que o seu valor baixe bastante ao longo dos próximos anos. Para ajudar nesta mudança a União Europeia está propondo que até 2025, existam postos de carregamento de carros elétricos a cada 60Km nas principais estradas europeias. Além disso as pessoas com garagem também estão instalando carregadores rápidos para carregar o carro durante a noite. Esta é uma forma diferente de ter carro.

Quais os custos?

A tecnologia elétrica está ficando mais barata e além disso em muitos países os impostos sobre veículos elétricos são muito mais baixos do que sobre os carros a gasolina. Os carros híbridos também deverão acabar na Europa nos próximos anos porque continuam sendo poluentes.

O custo de manutenção de um carro elétrico é muito mais baixo do que o custo de manutenção de um carro híbrido ou de um carro a gasolina. O maior custo é com a bateria que pode representar 20% do custo do carro e se a bateria ficar danificada o valor a pagar será elevado. Os carros híbridos têm um custo de manutenção mais elevado porque têm as duas tecnologias e normalmente têm um motor a combustão e 1 ou mais motores elétricos.

E no Brasil?

Nos países com baixa densidade ou com maior extensão de território como é o caso do Brasil, a implementação de um plano de veículos elétricos é muito mais difícil. Certamente não será fácil encontrar postos de carregamento elétrico em algumas localidades do interior do Brasil e a logística é muito mais complicada do que a logística de combustível em que basta um caminhão-tanque para transportar combustível para um reservatório. A energia elétrica não é tão fácil de transportar, mas pelo menos pode ser gerada pelo sol ou pelo vento.

Carros elétricos no Brasil?

Nos Brasil existem já algumas opções de carros elétricos que pode consultar na Tabela FIPE carros elétricos.

Antes de escolher um carro elétrico, verifique de que forma o poderá carregar e qual a sua autonomia.

Veja mais notícias

Com a subida do preço dos veículos usados nos últimos meses o IPVA a pagar em 2023 pode subir.

Subida na Tabela FIPE tem impacto no IPVA 2023

Com a subida do preço dos veículos usados nos últimos meses o IPVA a pagar em 2023 pode subir.

Veja como pesquisar os valores FIPE de um veículo escolhendo primeiro o ano e só depois o modelo para agilizar as suas buscas FIPE.

Como pesquisar a FIPE por ano.

Veja como pesquisar os valores FIPE de um veículo escolhendo primeiro o ano e só depois o modelo para agilizar as suas buscas FIPE.

Pesquisa rápida FIPE

Tabela FIPE referência Abril de 2024